Fonte: Clínica Essenza

Foto: Divulgação

Fale conoscoFale_Conosco.html
HomeSaude_ZN.html
TecnologiaTecnologia.html
Em casaEm_casa.html
EspeciaisEspeciais.html
NutriçãoNutricao.html
Previna-sePrevina_se.html
ClassificadosClassificados.html
Lista de ProfissionaisLista_de_Profissionais.html
Estética

Dermatologista aponta os mitos e verdades

Cabelos e seus cuidados

      Dra. Juliana Annunciato, da Clínica Essenza – São Paulo, explica que em média, uma pessoa possui cem mil fios de cabelo, e espera-se que quando saudável cerca de 100 a 200 fios caiam todos os dias.

O cabelo chega a crescer, em média, um centímetro por mês, e seu ciclo de crescimento dura normalmente quatro anos. Abaixo, a dermatologista esclarece mitos e verdades que envolvem os cabelos:

1. Cortar os cabelos interfere no seu crescimento?

MITO – Cortar regularmente os fios ajuda no fortalecimento e qualidade, mas não aumenta a velocidade de crescimento.

2. Tingir os cabelos provoca sua queda?

MITO – As tinturas agem apenas no fio, e não em sua raiz, a menos que a mulher tenha alguma alergia aos componentes. Atualmente, as colorações mais modernas são compostas de aminoácidos que protegem o fio, pois fecham as cutículas que foram abertas pela amônia. Dra. Juliana Annunciato explica que o que pode ocorrer é quebra do fio levando a queda.

3. Cortar os fios na lua cheia dá volume aos cabelos?

MITO – Até agora a ciência não provou nada. A não ser que fios reajam à melatonina, hormônio associado à luminosidade do meio ambiente, por isso a taxa de crescimento é ligeiramente menor durante o inverno.

4. Colocar pílula anticoncepcional no shampoo fortalece os fios?

MITO – A pílula anticoncepcional não interfere em nada na saúde dos cabelos. Não é um tipo de hormônio absorvido quando aplicado nos fios.

5. Passar babosa nos cabelos fortalece os fios?

MITO – Somente o extrato da babosa (aloe vera) é recomendado como hidratação dos fios. A planta em sua forma natural pode causar irritação, inclusive no couro cabeludo.

6. Na menopausa, as mulheres perdem mais cabelos?

VERDADE – Nesse período, diminuem os hormônios femininos, predominam os masculinos, e por isso pode ocorrer uma perda maior de cabelos, principalmente quando há tendência genética.

7. A alimentação influencia nos cabelos?

VERDADE – A falta de nutrientes, como ferro e zinco, pode causar queda de cabelos. Uma alimentação balanceada, rica em proteínas e vitaminas antioxidantes, mantém os cabelos fortes e saudáveis.

8. Usar sempre o mesmo shampoo acaba não fazendo mais efeito?

MITO – Na verdade, se não está fazendo mais o efeito desejado é porque você não está usando o shampoo adequado para seu tipo de cabelo.

9. É fundamental usar shampoo antirresíduos?

VERDADE – Se você faz uso de muitos produtos no cabelo, o antirresíduos é essencial, pois dessa forma o cabelo fica “desintoxicado” do excesso de química. Mesmo para quem só usa shampoo e condicionador, o ideal é utilizar shampoo antirresíduos uma vez por semana ou a cada 15 dias.

10. Água fria deixa o cabelo mais brilhante?

MITO – Na verdade, é a água excessivamente quente que prejudica a saúde dos fios, estimulando a produção das glândulas sebáceas, o que aumenta a oleosidade e pode causar queda. Mesmo no inverno, tome banho com água morna.


Dra. Juliana Annunciato, dermatologista da Clínica Essenza. Graduada em medicina pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Especialização em tricologia (especialização em cabelos) pela Universidade Estadual de São Paulo.


Mais informações: www.clinicaessenza.com.br